Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

A Lição do Amor



Um homem de trinta e oito anos foi diagnosticado com câncer de próstata. Ele me disse que durante o tratamento começara a analisar a sua vida.
Atualmente estava completamente só.
Quando conversamos, seu rosto se encheu de tristeza por causa dessa realidade solitária. Fiz a pergunta óbvia: Você me parece uma pessoa inteligente, atraente e agradável, e parece desejar ter alguém aqui com você.
Por que você não tem uma mulher ou uma namorada??
Não tenho sorte no amor, ele respondeu. Tentei amar várias mulheres e me esforcei ao máximo para fazê-las felizes, mas eu sempre acabava desapontando essas mulheres. Quando começava a perceber que não era capaz de fazê-las felizes, eu caía fora e ia em busca de outra pessoa. Agora metade da minha vida já se foi e poderá terminar bem antes do que eu esperava. Estou começando a perceber que talvez eu nunca tenha sabido amar.
Mas, quando eu via que não estava dando a uma mulher o que ela queria, eu achava mais fácil simplesmente ir embora. Então, fiz uma pergunta na qual ele aparentemente nunca tinha pensado: perguntei :
- E se amar não fosse só fazer uma mulher feliz?
 E se, em vez disso, definíssemos o amor como a capacidade de estar realmente presente?
Sabemos que é impossível fazer alguém feliz o tempo todo.
E se o que fizesse as mulheres efetivamente felizes fosse apenas o fato de você estar realmente presente, de saberem que podiam contar com você??
A vida tem altos e baixos.
Não somos capazes de resolver todos os problemas das pessoas amadas, mas podemos estar sempre ao seu lado, atentos e disponíveis.
Não é este o mais forte sinal de amor??
Prossegui: Enquanto você está deitado nessa cama de hospital, recebendo tratamento para o câncer de próstata, não é provável que uma mulher ou qualquer outra pessoa pudesse fazer você ficar feliz. Mas ter alguém especial aqui do seu lado, te ajudando a passar por tudo isto, não seria extremamente importante?
O homem baixou a cabeça e uma lágrima lhe caiu dos olhos... ...

MORAL DA HISTÓRIA

"Amar é a capacidade de estar presente na vida do outro".
Pense nisso...seja presença na vida de quem voce ama...